REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS EM ÁREAS CENTRAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

 

 

 

 

Projeto Reabilita
Apresentação
Equipe
Parceiros/Colaboradores
Práticas de Reabilitação
Textos Técnicos
Referências Bibliográficas
Links
Eventos
Contato
Seminário
Download
Relatório Final

 

 

APRESENTAÇÃO

O projeto REABILITA faz parte do Programa de Tecnologia de Habitação HABITARE/ FINEP do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e visa criar subsídios para o auxilio do planejamento estratégico de reabilitações de edifícios em áreas centrais para produção de HIS. O projeto se estrutura a partir da análise dos procedimentos, custos, tecnologias, financiamentos, legislações envolvidos nos processos de reabilitação.

 

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS

Um dos desafios atuais para as gestões das grandes cidades brasileiras é a ocupação dos imóveis vagos ou subutilizados localizados em áreas centrais, onde há amplo capital social investido. As cidades de São Paulo, de Salvador e do Rio de Janeiro, assim como outras capitais brasileiras, têm apresentado nas últimas décadas um crescimento significativo de áreas construídas vazias, abandonadas e degradadas das áreas centrais. Estas áreas caracterizam-se por estarem em locais com infra-estrutura e ampla rede de serviços instalados.

A tendência atual, não só nestas cidades, mas também em outras grandes cidades é a reabilitação destes espaços para habitação de interesse social. A reabilitação de edifícios atualmente abandonados pode iniciar um processo de repovoamento destas regiões através da produção de unidades habitacionais para famílias de média e baixa renda, o que gerará possivelmente a readequação do próprio espaço urbano. Portanto, não se trata apenas de programas de reabilitação de edificações, mas também de reabilitações de espaços urbanos.

Entretanto, as dificuldades que envolvem a questão são inúmeras. Para a ocupação dos imóveis em áreas centrais é necessária uma readaptação, reforma e, muitas vezes, alteração do próprio uso a que eles inicialmente se destinavam.

Neste sentido, alguns programas têm sido desenvolvidos no intuito de compatibilizar a existência de edifícios vagos, abandonados ou em ruínas com a escassez de habitações de baixa renda. São programas que utilizam linhas de créditos convencionais, tecnologias e restrições normativas voltadas a novas construções. A reabilitação a partir das diretrizes de produção de novas unidades provoca morosidade no projeto, na aprovação e na execução dos empreendimentos. Análises muitas vezes indicam a pouca viabilidade desses empreendimentos.

O projeto Reabilita visa, portanto, estudar e propor parâmetros e diretrizes para dinamizar e otimizar os programas de reabilitação dos edifícios para habitação de interesse social em áreas centrais brasileiras.

 

 

voltar ao topo

 

 

Última atualização: 31/10/2006 14:03
Página criada e mantida por: